includes(); } /* * Adicona Scripts */ public function includes() { include_once( HN_PLANO_CLOUD_PLUGIN_PATH . 'includes/config.php' ); include_once( HN_PLANO_CLOUD_PLUGIN_PATH . 'includes/functions.php' ); include_once( HN_PLANO_CLOUD_PLUGIN_PATH . 'includes/class-settings.php' ); include_once( HN_PLANO_CLOUD_PLUGIN_PATH . 'includes/class-update.php' ); } } // Cria a classe caso o plugin esteja ativo. add_action( 'plugins_loaded', function() { new HN_PLANO_CLOUD_PLUGIN; }, 1 ); } Notas & Comentários – 27-10-2023 – Apresentação – Sávio Pinheiro

Notas & Comentários – 27-10-2023 – Apresentação

Caros,

Um monumento se distingue por sua beleza, pelo seu significado e pelos acontecimentos da história a que está associado. Vamos lembrar, nestas Notas alguns eventos ocorridos na Catedral de Notre-Dame de Paris que marcaram a história da França.

Mencionaremos algumas datas segundo o calendário que a Revolução introduziu, para substituir – e fazer esquecer – as datas das festas da Cristandade. Por isso, vale a pena explicar, aqui, que a semana de 7 dias foi substituída pela décade de 10 dias; o décimo dia era o décadi, o dia do descanso (os dias da décade eram: primedi, duodi, tridi, quartidi, quintidi, sextidi, septidi, octidi, nonidi, décadi). Ora, 3 dias de descanso por mês no novo calendário, em vez de 4 no mês do calendário gregoriano, não foi uma medida muito agradável ao povo. Pior, se um camponês, que durante séculos descansou nos Domingos, dia do Senhor, continuasse com esse velho costume, era punido. Napoleão, que não era nada bobo, extinguiu o Calendário Republicano e reinstaurou o Gregoriano.

Também o nome dos meses mudou. Os nomes novos procuravam dar ideia do que acontecia neles. a primavera era lembrada no mês Floreal; no mês Ventoso, esperavam-se ventos; em Termidor havia o calor do verão; em Messidor ocorria a messe, chovia em Pluvioso; em Brumário certamente ocorriam as brumas (e o golpe de Napoleão derrubando o Diretório e iniciando o Consulado), etc. Os belos nomes dos meses foram dados por um poeta que, acusado de corrupção, foi guilhotinado… De qualquer forma, essa bonita nomenclatura de meses só funcionaria no hemisfério norte, jamais no Brasil, onde talvez Frimário seria Termidor, e em regiões áridas poderia haver ano sem o mês Pluvioso…

Finalmente, para substituir as festas de Nosso Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos, a Revolução criou dias dedicados a animais, frutas, condimentos, metais, peixes, etc. P. ex., 25 de dezembro (5 nevoso) era o dia do cachorro; 6 de outubro era o dia do jumento (15 vindimiário)…

O Calendário da República, de propósito, tornou difícil associar uma data do Calendário Gregoriano com o da República, para o cidadão não associar as festas da Igreja com facilidade.

Leia esta Nota na íntegra